Atualidade

O cirurgião cardiotorácico Prof. Doutor Manuel Antunes lança o livro “Uma Vida com o Coração nas Mãos”, que retrata a sua carreira de cerca de 50 anos, com prefácio da antiga ministra da Saúde Dr.ª Maria de Belém Roseira.

O Instituto Português de Reumatologia (IPR), a Liga Para a Protecção da Natureza (LPN), o Hot Club de Portugal e a Beltrão Coelho vão realizar, no próximo dia 15 de dezembro, a Conferência "75 anos a Ousar o Futuro", um evento conjunto e inovador, apoiado pela Alfasigma, celebrando tanto as quatro instituições como o patrocinador 75 anos de existência.

No passado dia 26 de novembro, o Bloco Operatório Polivalente do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) abriu as portas aos seus utentes em idade pediátrica, numa iniciativa que procurou sobretudo diminuir ansiedade nos familiares e doentes, desmistificar medos e fobias associados ao ato cirúrgico/anestésico, humanizando os cuidados assistenciais.

Os investigadores do ISPA - Instituto Universitário Prof. Doutor Gün R. Semin e Prof. Doutor Nuno Gomes conduziram um estudo intitulado “Investigar a cegueira por desatenção através dos sinais químicos do medo”, o qual foi publicado numa das principais revistas científicas internacionais na área da Psicologia (Psychological Science). 

Uma investigação conduzida pela Universidade de Coimbra (UC), pela Universidade da Beira Interior (UBI) e pela Stemlab vai receber 150 mil euros para criar um tratamento para acidentes vasculares cerebrais (AVC) isquémicos a partir de células estaminais.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) obteve financiamento de oito milhões de euros para a aquisição de um angiógrafo, duas câmaras Gama (CG e CG-TC), duas ressonâncias magnéticas e uma tomografia computorizada.

A candidatura "Crescer APMGF: O Futuro da Medicina Geral e Familiar nas nossas Mãos!", liderada pelo Dr. Nuno Jacinto, venceu as eleições para os órgãos sociais nacionais da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) referentes ao triénio 2024/2026, realizadas a 25 de novembro.

Mais de duas décadas depois do último estudo epidemiológico que traçou o retrato da insuficiência cardíaca em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a AstraZeneca, em parceria com a NOVA Medical School, uniram esforços para conhecer o número de pessoas (prevalência) que sofrem de insuficiência cardíaca no país e caracterizá-las. O PORTuguese Heart failure Observational Study (PORTHOS) ou, em português, Estudo Epidemiológico sobre Insuficiência Cardíaca na População Portuguesa, está concluído e os seus resultados vão ser apresentados no próximo dia 12 de dezembro, na NOVA Medical School (Faculdade de Ciências Médicas), a partir das 9h30.

Estudantes e docentes do Politécnico de Coimbra irão realizar rastreios de Saúde e Bem-estar, abertos a toda a comunidade, no Mercado de Natal de Arganil, amanhã, 7 de dezembro

“Prevenir para não deixar de curtir” é o novo posicionamento do Pensa Positivo, um projeto que tem como objetivo contribuir para o aumento do conhecimento da infeção por HIV, desde a prevenção ao combate ao estigma, contribuindo para a literacia em saúde e mostrando que é possível viver com esta infeção e ter qualidade de vida.

Publicações